Observatório em Debate

Esta revista pretende se constituir em uma ferramenta que contribua com a articulação de ações voltadas para a educação profissional e tecnológica com o contexto regional. Tem-se em vista que, a partir da compreensão dos contextos regionais e locais do Estado de Goiás em nível de município e de microrregião, o IFG e o IF Goiano, bem como as demais instituições públicas de educação em Goiás, possam estimular as potencialidades de desenvolvimento e as vocações produtivas locais, proporcionando elementos voltados para a sintonia entre demandas sociais e produtivas e a oferta de educação básica, tecnológica e superior.


Esta publicação se constitui em uma reformulação do Boletim de Conjuntura Econômica e do Mercado de Trabalho do Estado de Goiás, que contém 3 edições publicadas, sendo que a Revista Observatório em Debate é o 4º número dessa sequência. As edições do Boletim estão disponíveis no menu de navegação.

 


n. 2 (2015)

A proposta dessa segunda edição da revista Observatório em Debate foi reunir artigos sobre diversas temáticas que constituem objetos de estudo e interesse da comunidade acadêmica do IFG e externa. Destarte, esta edição é resultado de uma concepção de universalidade acadêmica, cujo princípio é expandir os horizontes do conhecimento em diversas direções, proposta que busca problematizar a ideia, cada vez mais predominante, da especialização.

Deve-se notar que uma abordagem não se sobrepõe à outra, são complementares: enquanto a especialização cumpre o papel de aprofundar o conhecimento em uma mesma área, criando sua identidade e aperfeiçoando a técnica; a interdisciplinaridade busca realizar conexões entre as diferentes áreas, enriquecendo o pesquisador com o discernimento e a perícia utilizados em outras áreas, assim contribuindo para a interlocução entre os diferentes prismas científicos.

Essa edição conta com 10 artigos e 2 textos para discussão, que tratam de temáticas como educação, mundo do trabalho, identidade e história; cujo predomínio é a abordagem dos temas de forma transversal.

Sumário

Artigos

DO PIPMO AO PRONATEC: HISTÓRIA E ATUALIDADE DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA PDF
Luciano Alvarenga Montalvão 2 - 26
NOVO DESENVOLVIMENTISMO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES E RISCOS A UM NOVO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PDF
Reinaldo de Lima Reis Jr. 27 - 49
A FALTA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MICRORREGIÃO DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL E A PERSPECTIVA DO IFG PARA SOLUCIONAR TAL PROBLEMA PDF
Cleberson Souza da Silva, Lauana de Souza Barbosa, Diego Arantes Teixeira Pires 50 - 67
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DESIGUALDADES PRESENTES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES PDF
Marcelo Laranjeira Duarte 68 - 77
OBSERVATÓRIO DA VIDA UNIVERSITÁRIA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DO BRASIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS INGRESSANTES EM ADMINISTRAÇÃO NA UFFS PDF
Valéria de Bettio Mattos 78 - 99
PERFIL DOS ESTUDANTES DE LIBRAS E INGLÊS EM GOIÂNIA: COMPREENSÃO PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO PDF
Hosamis Ramos Pádua 100 - 119
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS 1º ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DE GOIÁS NOS ANOS DE 2013 E 2014. PDF
Alex Santos Bandeira Barra, Reginaldo de Fátima Gomes Pacheco 120 - 133
OS(AS) EMPREGADORES(AS) NO BRASIL: DIFERENÇAS DE PERFIL E RENDIMENTOS POR RAÇA E SEXO PDF
Neville Julio de Vilasboas e Santos 134 - 157
MERCADOS DE TRABALHO CADA VEZ MAIS COMPETITIVOS EXIGEM PRODUTORES/LEITORES DE TEXTOS MAIS HABILIDOSOS PDF
Joseany Rodrigues Cruz 158 - 167
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO PROFISSIONALIZANTE PDF
Ligia Rocha Cavalcante Feitosa 168 - 184

Textos para Discussão

NOS CAMINHOS DA HISTÓRIA E DA FICÇÃO PDF
Francisca Maísa Costa Bezerra, Fábio Mourão da Silva, Maria Abadia Cardoso 185 - 197
A ARQUITETURA DÉCO DE GOIÂNIA PDF
Alcyone Cardoso Novais 198 - 216
Expediente PDF
 


ISSN: 2358-808X